[Poema] Charles Bukowski: O Pássaro Azul


há um pássaro azul no meu coração que
quer sair
mas eu sou durão demais para ele,
eu digo, fique aí, eu não vou
deixar ninguém ver
você.

há um pássaro azul no meu coração que
quer sair
mas eu despejo uísque nele e inalo
fumaça de cigarro
e as prostitutas e os garçons
e os atendentes do supermercado
nunca saberão que
ele está
lá dentro.

há um pássaro azul no meu coração que
quer sair
mas eu sou durão demais para ele,
eu digo,
fique quieto, você quer bagunçar
minha vida?
você quer estragar os
trabalhos?
você quer atrapalhar minhas vendas de livros na
Europa?

há um pássaro azul no meu coração que
quer sair
mas eu sou inteligente demais, eu só o deixo sair
alguns momentos, à noite,
quando todos estão dormindo.
Eu digo, eu sei que você está aí,
então não fique
triste.

então eu o coloco de volta,
mas ele continua cantando baixo
lá, eu ainda não o deixei
morrer
e dormimos juntos, dessa
forma
com o nosso
pacto secreto
e é amável o bastante para
fazer um homem
chorar, mas eu não
choro, e
você?

2 comentários :

  1. Já tinha ouvido falar desse poema várias vezes (inclusive sobre uma menina que fez uma tattoo de pássaro azul por causa dele, o que eu achei demais), mas só li por causa do seu post! Amei! Muito bonito. Não conheço muito bem Bukowski, mas esse poema me conquistou.
    Bjs

    http://noveplanetas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse poema é o meu favorito, provavelmente de todos que eu já li. É tão autêntico e nos faz pensar sobre nossa vida, escolhas, e sobre nunca deixarmos de sermos nós mesmos. Uma tatuagem inspirada nele é uma ótima ideia!

      Excluir