[Livro] Resenha: O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares


→ Sinopse: Miss Peregrine's Home for Peculiar Children (O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares (título no Brasil) ) é o romance de estreia do autor americano Ransom Riggs. O livro narra o conto de um menino que, depois de uma tragédia familiar terrível, segue pistas que o levam a um orfanato abandonado em uma ilha galesa. A história é contada através de uma combinação de narrativa e fotografias vernaculares dos arquivos pessoais de colecionadores listados pelo autor. (wiki)

 → Escritor: Ransom Riggs

 → Ano de publicação: 2011

 → Páginas: 352
"Eu tinha acabado de aceitar que minha vida seria apenas comum quando coisas extraordinárias começaram a acontecer comigo."
O Orfanato da Srta Peregrine é o primeiro livro da saga de crianças peculiares que tem como narrador, e protagonista, Jacob Portman, um adolescente estadunidense. Neto de um ex-militar polonês que cresceu em um orfanato no País de Gales, desde muito pequeno Jacob, ou Yakob - como seu avô o chamava, ficava fascinado pelas histórias contadas pelo seu avô, sobre os monstros terríveis que o perseguiam e, principalmente, sobre o orfanato da Srta. Peregrine no qual ele viveu e como este era um lugar encantado, onde o sol sempre brilhava. Entre todas coisas fantásticas do orfanato, a que mais surpreendia Jacob (e o deixava desconfiado, conforme os anos passavam e a inocência da primeira idade ia se esvaindo) era a protetora do orfanato, que vovô Portman descrevia como uma sábia e velha ave.
E a inocência foi mesmo acabando, graças também aos pais do menino que gostavam de pintar o avô como alguém mentiroso que apenas inventava aquelas histórias para sentir-se melhor sobre seu passado sombrio, e mesmo vendo fotografias das outras crianças que viviam no orfanato sob a tutela da srta. Peregrine, Jacob permaneceu cético, mas quem o culparia, não é? Não é como se eu fosse ver uma foto de um cachorro com cabeça de menino e falar "caramba, que verídico isso aí".

Esse ceticismo não durou muito e a confirmação veio de uma forma bem assustadora. Depois de uma tragédia familiar, Jacob acredita ter visto um dos tais monstros e resolve ir ao suposto local do orfanato para tentar descobrir a verdade por trás das histórias do avô.
Quando chega no pequeno vilarejo de Cairnholmz, descobre que o orfanato foi completamente destruído por bombas durante a segunda guerra, mas quando pensa que sua busca chegou ao fim e que terá que aceitar viver sem suas respostas, acaba descobrindo que todas aquelas histórias são reais.

Não posso falar muito mais sobre a história para não encher essa postagem de spoilers, então vamos para a minha opinião: Eu amo esse livro! Me apaixonei por ele na primeira vez que o vi, na Bienal de 2015 (sou dessas pessoas que ama um livro pela capa, pode julgar) e quando comecei a ler fui apenas confirmando o amor que já sentia. haha
As crianças peculiares são todas uns amorzinhos (ok, algumas não tão amorzinhos assim, mas a arte imita a vida e na vida tem muita gente chata, né non?)

O Jacob é um adolescente que, embora tenha sim os seus dilemas da idade, não é do tipo "dono da verdade", ele entra nessa aventura de cabeça, por isso descobrir o mundo sobrenatural dos peculiares através de seus olhinhos espantados e encantados foi uma experiência extremamente agradável.
(Se eu fosse reclamar de algo sobre o Jacob seria apenas da tradução do seu nome do meio, que no original é "Jacob Magellan Portman", mas no livro está como "Jacob Magalhães Portman", eu entendo que em alguns momentos a tradução de nomes é necessária para a aproximação da personagem com a realidade dos leitores, mas se o livro continua sendo narrado como ambientado nos Estados Unidos, eu realmente não vi necessidade desse Magalhães ali, não sei estou sendo fresca, o que acham?)

De todos os personagens o meu favorito foi o Millard, o menino invisível, e depois com o segundo livro da saga ele simplesmente reina absoluto em meu coraçãozinho (mas vamos deixar isso para a resenha do segundo livro). A Emma, ex-namorada do avô do Jacob e crush do menino (o quão estranho é isso?) também é uma personagem forte que encanta em todos os momentos em que aparece.

Os personagens são em sua maioria bem construídos, embora eu tenha ficado muito curiosa sobre alguns dos peculiares que não receberam tanta atenção assim, apenas foram citados aqui ou ali e tiveram uma ou outra fala, o que me frustrou um pouco, mas em uma história tão "rápida" foi compreensível até.

Para melhorar, esse livro é repleto de "fotografias" (que de acordo com o próprio livro são "fotografias antigas autênticas e, com exceção de algumas que passaram por leve tratamento, não foram alteradas"), não sei muito sobre isso, mas definitivamente as imagens que aparecem servem tanto para ilustrar as personagens e situações apresentadas, como também passam a sensação de que todo aquele mundo de fantasia é real, o que fez com que eu gostasse ainda mais de cada uma delas.


6 comentários :

  1. Olá, Lola.
    Personagens encantadores, premissa excelente, enredo bem desenvolvido... Como não ficar animado para ler a obra depois dessa sua resenha incrível? Sem dúvidas, quero demais ler.
    Dica anotadíssima.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de setembro. Serão três vencedores, cada um ganhando dois livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que minha resenha te animou assim! Espero que eu não seja do tipo que coloca as expectativas das pessoas alto demais, haha. Acredito que você vai amar, é um livro encantador! <3

      Beijos~

      Excluir
  2. Oi Lola!! Fiquei animadíssima em ler a obra após conhecer sua opinião. Li muitas resenhas negativas, outras positivas (porém percebia o encantamento do leitor apenas pelo fato de virar filme, e não com o enredo em si), mas você e a Gabi (do psicho) me mostraram o lado real do livro, fazendo com que meu desejo em lê-lo aumentasse.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já estou apaixonada por esse livro desde que o comprei na última Bienal do Rio de Janeiro. Espero que o filme consiga alcançar as minhas expectativas! E espero que você leia e se encante com essa obra tanto quanto eu!
      Beijinhos~

      Excluir
  3. Tô muito ansiosa para ver o filme porque a Eva Green vai atuar nele <e ME SEGUUUURA! hahahaha
    Adorei o blog, estou seguindo você :DD


    www.generoproibido.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou super animada para ver o filme! Espero que consiga ser tão bom e tão mágico quanto o livro foi para mim!!
      E obrigada por ter gostado do meu blog!
      Beijos, beijos!

      Excluir