[Livro] Resenha: Guerra Civil


→ Sinopse: A épica história que provoca a separação do Universo Marvel. Homem de Ferro e Capitão América: dois membros essenciais para os Vingadores, a maior equipe de super-heróis do mundo. Quando uma trágica batalha deixa um buraco na cidade de Stamford, matando centenas de pessoas, o governo americano exige que todos os super-heróis revelem sua identidade e registrem seus poderes. Para Tony Stark - o Homem de Ferro - é um passo lamentável, porém necessário, o que o leva a apoiar a lei. Para o Capitão América, é uma intolerável agressão à liberdade cívica. Assim começa a 'Guerra Civil'.

→ Escritor: Stuart Moore

→ Páginas: 398
 
Há pouco tempo eu resolvi ler Guerra Civil antes da estreia do filme no cinema, afinal eu precisava escolher um lado e não poderia me basear unicamente em quem é o mais engraçado ou mais bonitinho, o mais cristão educadinho ou o mais playboy e filantropo, eu precisava dos fatos. E foi o que eu fiz. No entanto seria impossível ler todos os HQs que falavam sobre a história (Seria impossível consegui-los a tempo) até que descobri que a Marvel havia lançado livros que transformavam algumas histórias dos HQs em narrativas e fui correndo conseguir minha cópia do Guerra Civil, do Stuart Moore!

Essa é a famosa história "que provoca a separação do universo Marvel" . E, quem diria, tudo começa com um grupo de adolescentes que, buscando fama e atenção, acabam destruindo uma cidade e matando um bocado de civil.

"Oitocentos e cinquenta e nove moradores de Stamford, Connecticut, morreram naquele dia. Mas Robbie Baldwin, o jovem herói chamado de Speedball, não chegou a saber disso. O corpo de Robbie ferveu até evaporar, e enquanto a energia cinética dentro dele explodia pela última vez no vazio, seu último pensamento foi:
Pelo menos, não terei que ficar velho."
O "acidente" gerou grande comoção, e o Governo percebeu que os heróis estavam saindo do limite, sem leis que pautassem o uso dos super poderes, qualquer idiota com alguma habilidade (com ou sem capa) podia sair por ai causando mais estragos do que de fato ajudando a população.
É criado então uma lei que obriga que todos os super heróis revelem suas identidades e habilidades. Um dos comandantes dessa operação é Tony Stark, o Homem de Ferro - afinal ele já era um super herói muito bem assumido e gostava disso - e defendia a importância dos super heróis agirem sob as leis americanas. Do outro lado dessa operação, está Steve Rogers, conhecido como Capitão América, que compreendia a importância dos heróis em manter sua identidade secreta, afinal, eles possuem família e amigos que ficariam completamente a mercê do Governo e da S.H.I.E.L.D que tem mais inimigos infiltrados do que o senado brasileiro.

A partir daí a coisa desanda por completo. A maioria dos heróis acaba tomando um lado (baseado em suas experiências de vida e convicções) e colocam-se a disposição de lutar ferozmente com outros heróis em prol daquilo que acreditam.

Não é fácil escolher um lado, a não ser que você já seja daquele estilo fanboy que vê o que está acontecendo, apenas vê quem é que está de que lado e cegamente o segue, o que não é o meu caso. Sou apaixonada por ambos heróis, mas tentei esquecer disso e imaginar apenas a situação e de que lado eu estaria, tanto sendo civil, quanto se eu fosse uma heroína, e depois de muito pensar escolhi o meu lado desta luta.

Sobre a narrativa do Moore, não posso dizer se perde em algo para as HQs, acredito que sim, já que elas também trabalham com o visual, causando maior impacto, mas na minha opinião não perde em nada na hora de contar uma história de forma surpreendente. Levei praticamente um dia para ler, é simplesmente impossível parar no meio, pois parece que em qualquer momento algo horrível ou incrível vai acontecer.
Minha única reclamação é que eu esperava mais do desfecho, esperava mais coisas acontecendo, mas entendo que isso não tem nada a ver com a obra em si, é apenas o jeito que as coisas acabam naquele momento, e eu que preciso ir atrás das continuações para saber o resto; e é exatamente o que pretendo fazer muito em breve e, se possível, vou de HQ dessa vez.


E sobre a resposta para qual lado estou:

"O P-40 devia estar se aproximando para pousar quando os tiros estouraram. Oitenta, noventa pés de altitude, e descendo. Setenta. Sessenta e cinco.
O Capitão pulou.
Aterrissou em cima da cabine do piloto, o escudo primeiro, estilhaçando o vidro. Sentiu a dor irradiar por suas pernas. O piloto hesitou, balançou a cabeça quando o vento repentino o atingiu.
- QUE PORRA É ESSA!
O Capitão agarrou o pescoço do homem.
- Continue voando, filho. E cuidado com essa boca suja."
 #TeamCap e você?

9 comentários :

  1. Olá, Lola.
    Ainda não li o livro, infelizmente. Pretendo conseguir lê-lo antes ainda de assistir ao filme.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! ♡
      Leia sim, ele é maravilhoso! Eu estou louca para ver o filme, para poder saber se mudou muito ou não.
      Obrigada pela visita!!

      Excluir
  2. Momento ideal para esta resenha heiim...
    Nunca li o livro, mas estou louco para ver o filme, pois adoro o Capitão América, e a Marvel mais ainda!
    Conhecendo melhor o blog, e adorei, por isso já estou seguindo, e acompanhando os últimos posts.
    Adorei a visita, abraços, e volte sempre em minha página, assim como vou fazer aqui também.!

    Abraços!
    http://umalbumpanoramico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho que pela primeira vez eu consegui fazer algo na hora certa OAKSOPS Eu pretendo ver o filme ainda essa semana, não aguento mais de curiosidade e de medo de receber spoiler dos amiguinhos.
      Obrigada pela visita, pode deixar que eu voltarei sim, sinta-se bem vindo para voltar também. ♡

      Excluir
  3. Oi Lola,
    Fui assistir ao filme e olha está maravilhoso *------*
    Preciso ler o livro urgentemente.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! ♡
      Que bom que o filme está maravilhoso! Vou essa semana e espero sair de lá ainda mais encantada por essa história!
      Obrigada pela visita!!! *-*

      Excluir
  4. E essa resenha veio em boa hora, Lola!
    Vou ver o filme amanhã (sou dessas que prefere ir ao cinema em dias incomuns, ficam mais vazios...) e sua resenha foi muito esclarecedora. Estou do lado do Iron Man, pois sinto que o Capitão está sendo precipitado e, pela primeira vez, agindo por impulso. Sei lá. shIAHsuiahs

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! ♡
      Que bom que a resenha te animou! Fico feliz que tenha gostado, eu sempre vou no cinema nos primeiros dias da semana também, já que tem menos gente e de bônus o ingresso é mais barato OPAKSPODF

      Beijinhos!

      Excluir
  5. Não sabia que tinha Guerra Civil em narrativa!!! Que demais! Valeu pela dica, precisooo ler pra escolher um lado (se bem que, confesso, acho que tenho uma tendência muito forte pelo lado do Capitão América).
    Bjss

    http://noveplanetas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir