[Livro] Resenha: O Vendedor de Armas


→ Sinopse: Quando Thomas Lang, ex-militar de elite, recebe uma proposta de 100 mil dólares para assassinar um empresário norte-americano, ele decide, imediatamente, alertar a suposta vítima - uma boa ação que não ficará impune. Em questão de horas, Lang terá de se defender com uma estátua de Buda, jogar cartas com bilionários impiedosos e colocar sua vida (entre outras coisas) nas mãos de muitas mulheres fatais, enquanto tenta salvar uma linda moça e impedir um banho de sangue mundial.

→ Escritor: Hugh Laurie

→ Páginas: 288

Preciso começar essa resenha com uma confissão: Sou apaixonada pelo Hugh Laurie, assisti Dr. House mais de uma vez e já ouvi aquelas músicas dele no youtube mais vezes do que é considerado normal. No entanto, até ano passado eu não sabia que o Hugh Laurie havia escrito um livro, que péssima fã eu sou? Assim que eu soube fui correndo arrumar uma cópia para ler, acabei lendo no kindle mesmo e até hoje ainda anseio pelo momento que terei minha edição física para ler mil vezes seguidas (ok, talvez esse número seja uma hipérbole, deixe ser). Tendo isso em mente vamos falar da obra? Vamos!

O livro conta a história de Thomas Lang, um ex-militar que vive fazendo uns bicos que poderiam ser considerados não tão "legais" assim, mas ele não chega exatamente a ser um criminoso, é apenas alguém tentando se virar como pode.
Depois de ter recebido a proposta de 100 mil dólares para assassinar um homem, ele resolve avisar ao tal empresário que estão tentando matá-lo e com isso acaba envolvido em um grande esquema que pode acabar com a vida de milhões de pessoas. Esquema esse que tem como líderes grandes personalidades políticas e que envolve muito mais dinheiro do que uma pessoa teria a paciência - ou tempo de vida - para contar. No meio disso ele tenta proteger a própria vida, do tal empresário e da sua filha, uma linda mulher por quem Lang quase instantaneamente sente-se atraído (afinal todo mundo adora um pouco de romance).

E a história já começa com uma grande questão:
"Imagine que você precisa quebrar o braço de alguém. Não interessa se é o direito ou o esquerdo. O ponto é que você precisa quebrá-lo, porque se não o fizer... bom isso também não importa. Vamos dizer que coisas ruins vão acontecer se você não fizer isso.
O que quero perguntar é o seguinte: você quebraria o braço da pessoa rapidinho - tipo crack, oops, desculpe , deixa eu te ajudar com essa tala improvisada - ou prefere fazer aquele serviço completo que dura uns bons oito minutos, aumentando a pressão aos poucos, até que a dor fique rosa e verde e quente e fria e tudo isso junto..."
Pronto, essas são as primeiras frases do livro e antes mesmo de conseguir refletir sobre essa grande questão e decidir o que você faria se tivesse que quebrar o braço de alguém - claro que, se você for um cara legal vai escolher a primeira opção, né? - você é simplesmente sugado para a vida de Lang e para todas as outras questões envolvidas nela.

O livro é narrado em primeira pessoa e possui um humor leve, mas, ao mesmo tempo, extremamente afiado, inteligente e sarcástico, mesmo com todos os eventos negativos que ocorrem a partir de sua primeira boa ação, Lang não se deixa abalar e sua personalidade obstinada nos cativa durante toda a narrativa.
"Então, a menos que a gente se ajoelhe e agradeça a cada vez que um desastre não nos acerta, também não faz sentido reclamar quando ele acerta. Nós ou qualquer pessoa."
Com ótimas críticas acerca de política, poder e até mesmo sobre a vida, o livro prende você na primeira página e não te solta nunca mais. Você termina as 288 páginas e fica esperando por mais. Infelizmente Hugh Laurie, apesar de já ter prometido uma continuação para o livro, vem adiando desde 2007 - quando encerrou o primeiro prazo de lançamento e ele assumiu que sequer havia começado a escrever alguma coisa; sendo assim, não temos nenhuma previsão de que a obra sairá algum dia.

14 comentários :

  1. Olá, Lola.
    Adoro esses livros que envolvem política de maneira crítica. São excelentes para nos fazer pensar um pouquinho.
    Adorei a premissa da obra. Vou querer ler.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste do livro tanto quanto eu! Já estou com vontade de reler, mas a lista de livros pendentes está gigante.
      Beijinhos, obrigada pela visita!!

      Excluir
  2. Oi Lola, tudo bem?
    Adorei a sua resenha. Não sou muito fã do ator/série, mesmo assim, fiquei bem interessada no livro. Gosto de livros deste tipo, acho que eu iria curtir. E que pena que não há data, nem confirmação de que algo novo vá sair :(
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente uma pena. Na verdade meu lado pessimista acha que nem vai ter uma continuação pra essa história... Mas meu lado otimista continua torcendo para o outro lado estar errado, haha.
      Beijoos~ Obrigada pela visita!!

      Excluir
  3. Oi Lola,
    Nao li nada do autor, mas que pena que ainda nao tem nada para sair algo novo.
    Tem uns autores que querem matar a gente de ansiedade né?
    Adorei a resenha, apesar de não fazer o meu estilo de leitura.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que esse seja o único livro que ela tenha escrito e pelo jeito parece que vai ser o único que ele vai lançar... Acho que ele quer é matar os fãs de tristeza mesmo, haha.
      Obrigada pela visita!!

      Excluir
  4. Oi, Lola.
    Também não sabia que o Hugh era escritor! Fiquei sabendo agora pelo seu post hahaha. E pelo visto é um escritor dos bons, hein? Adorei a resenha e a história do livro. Parece ser bem interessante e inteligente.

    Beijos
    http://aquelaborralheira.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Ele é um ótimo escritor! Pena que não parece mais tão interessado em continuar a história da personagem... Mas esse livro vale a pena mesmo que não exista uma continuação.

      Beijinhos, obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Oi Lola!! Eu também desconhecia esse fato, e na verdade nunca tinha ouvido falar do livro. Foi a primeira resenha que li, e ela me deixou louca para conhecer.
    Beeijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena conhecer, a história é incrível, e o narrador-personagem é tão único que você nem percebe que as páginas (e horas) estão passando!

      Beijinhos!

      Excluir
  6. Lola tudo bem ? eu já adoro seu blog você sabe né, e quanto a esse tipo de livro confesso que não gosto muito, mas sua resenha ficou tão bem feita que me deu até vontade de ler, parabéns pelo trabalho ♥
    lravilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo! E obrigada por gostar do meu blog. Andei sumida (essa vidinha cão), mas voltei de vez!
      Esse livro é muito bom, eu sinceramente não procurava algo deste gênero, mas acabei encontrando e me encantando, haha, quem sabe você não se surpreende também?

      Beijinhos, obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Oi, Lola!
    Adoro livros que nos fazem refletir assim, vou adicionar esse na minha listinha! Ótima resenha :D
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adicione sim! É um livro tão bom que dificilmente você não vai gostar!
      Obrigada por gostar da minha resenha, sou desse tipo que não consegue esconder favoritismo, haha

      Beijinhos, obrigada pela visita!

      Excluir